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Instagram Stories: 11 ideias criativas para conquistar fãs

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Veja como usar essa funcionalidade para engajar seus seguidores!

Em novembro de 2017, o Instagram Stories atingiu a impressionante marca de 300 milhões de usuários ativos por dia.

E não é para menos.

O formato de vídeos curtos e que se autodestroem após 24 horas é perfeito para comunicar mensagens curtas e pontuais sem precisar floodar o feed de seus seguidores, além de ser uma alternativa para driblar o algoritmo da rede social, que há um bom tempo não entrega 100% do conteúdo para sua audiência, organicamente.

O que talvez você não saiba é que é possível usar o Stories para postar muito mais do que  vídeos e fotos com 15 segundos de duração. Conheça as principais funcionalidades do Instagram Stories, e aprenda a utilizá-las para conquistar mais fãs para seu perfil, seja ele corporativo ou pessoal!

O que é o Instagram Stories?

O Instagram Stories é um recurso do Instagram que permite gravar vídeos de até 15 segundos ou compartilhar fotos que “desaparecem” do perfil um dia após sua publicação.

Alguns dizem que a funcionalidade foi agregada ao Instagram, em agosto de 2016, depois de uma tentativa fracassada de Mark Zuckerberg adquirir o Snapchat, uma rede social norte-americana que possui características bem parecidas.

Seja qual for o motivo, o Stories caiu no gosto de produtores e consumidores de conteúdo

do mundo inteiro (nós já falamos que são mais de 300 milhões de usuários por dia?):

instagram stories - dados do instagram

No caso das marcas e instagrammers, a funcionalidade ajuda a construir um relacionamento mais próximo com suas respectivas audiências, enquanto para os seguidores, o stories dá a possibilidade de acompanhar o dia a dia de seus perfis favoritos.

Como fazer um Stories?

  1. No lado superior esquerdo da tela inicial do Instagram, selecione o botão mais (+) ou deslize para a esquerda no feed. Se for a primeira vez que você estiver usando o aplicativo, você precisará autorizar o acesso do Instagram à câmera e ao microfone de seu dispositivo;

instagram stories - imagem da trilha de stories

Fonte: Divulgação Instagram

  1. Toque no botão no centro da tela para tirar fotos ou pressione-a e segure por 15 segundos para gravar um vídeo. Você também pode inverter a câmera, fazer um boomerang ou colocar o aplicativo no modo mãos livres (hands free);
  2. Para adicionar fotos ou vídeos de sua galeria toque no ícone de foto no canto inferior esquerdo;
  3. Edite as fotos ou vídeos com texto, emojis, GIFs, sticks. Você também pode adicionar links para posts em seu blog, por exemplo;

Fonte: Divulgação Instagram

  1. Toque em Concluído para salvar seu Stories;
  2. Selecione o botão Adicionar sua História para compartilhar o conteúdo. Você também pode tocar no ícone Salvar, caso queira guardar a imagem ou vídeo em seu telefone;
  3. Se você clicar no ícone de seta, você pode enviar o Stories para contatos selecionados. Para compartilhar o conteúdo com todos os seguidores, selecione a opção Sua história e, em seguida, enviar;

O aplicativo processará o envio, e a imagem ou vídeo ficará disponível para os usuários que clicarem em sua foto de perfil.

instagram stories - imagem de como postar um stories

  1. Para adicionar outros Stories, basta repetir o procedimento quantas vezes for necessário.

Recursos do Stories

O Stories dispõe de vários recursos para proporcionar uma comunicação mais dinâmica e divertida. Usados na medida certa, eles têm o poder de aumentar o alcance e o engajamento de sua foto ou vídeo.

Veja alguns:

1. Barras de progresso

Nesse recurso, você pode utilizar a barra de progresso do Instagram para ilustrar um contraste e passar a ideia de profundidade e movimento, conforme exemplo abaixo:

instagram stories - gif de um efeito no instagram

2. Superzoom

O Superzoom permite criar gravações com aproximações repentinas de câmera.

Esse recurso é útil para destacar algum objeto na cena, criar um ar dramático ou chamar atenção de seu público para uma promoção, por exemplo.

3. Personalização com emojis (Emojify)

Os emojis são ícones ou imagens que transmitem a ideia de uma frase completa. São bastante populares em aplicativos de bate papo, mas também podem ser usados no Stories para deixar a publicação mais divertida e chamativa.

Além das opções de emojis tradicionais, o Instagram oferece várias opções de Stickers com frases da moda, localização, marcador de horas, entre outros.

Aqui é importante considerar a linha editorial de seu perfil e, é claro, de sua audiência. Imagine uma empresa de Recursos Humanos compartilhando dicas de seleção para seus candidatos repletas de emojis. Não combina muito, certo?

Pause

A ideia dessa funcionalidade é fazer o conteúdo ficar mais divertido e interativo para quem está assistindo. Você pode fazer uma animação com vários elementos e sugerir que o usuário clique na tela para pausar.

instagram stories - imagem de um stories feito pela Hotmart

Fonte: Instagram Hotmart

4. Filtros

Assim como nas postagens feitas no feed, você pode utilizar filtros para realçar as principais características de seu Stories e, até mesmo, melhorar o contraste e a iluminação, caso tenha gravado em um lugar muito ou pouco iluminado.

5. Boomerangs e função rebobinar

O aplicativo Boomerang foi lançado em 2015, mas também possui uma versão integrada ao Instagram que permite fazer pequenos vídeos em looping, possibilitando que o produtor de conteúdo crie GIFs em tempo real.

Já a função rebobinar permite gravar vídeos de “trás para frente”, com um efeito que se assemelha à fitas de VHS quando eram rebobinadas. Ambos são efeitos muito divertidos, mas também devem ser utilizados com cuidado, por serem muito informais.

6. Enquetes

Em 2017, o Instagram deu a opção do usuário criar enquetes em seu Stories. Com essa funcionalidade, você pode fazer uma pergunta para seus seguidores, dar duas opções de respostas e acompanhar o resultado em tempo real.

O recurso é ótimo para aumentar a interação com sua audiência.

instagram stories - imagem de um stories com enquete

Fonte: Divulgação Instagram

Passo a passo para criar uma enquete:

  1. Faça uma foto ou vídeo normalmente. Você também pode usar uma imagem da galeria;
  2. No ícone de figurinhas, selecione o sticker Enquete;
  3. Use o teclado para digitar a pergunta de sua enquete. Depois, toque nas respostas para editá-las. As opções padrão são: Sim e Não;
  4. Quando terminar de editar a pergunta e as respostas, clique em Concluir;
  5. Selecione Sua história para colocar a enquete em modo público ou em Avançar, caso queira selecionar contatos específicos;
  6. Para acompanhar o resultado da votação, basta abrir a história e deslizar a tela para cima. Nessa página, você poderá ver o resultado geral da votação e a opção escolhida por cada contato.

7. Links para o site

O Instagram Stories também permite compartilhar links externos em sua publicação, o que pode ser bem interessante para divulgar um post em seu blog ou vídeo do YouTube.

Para compartilhar links, basta seguir o passo a passo:

  1. Faça seu stories normalmente;
  2. Toque no ícone de link (elo de corrente) no canto superior da tela;
  3. Digite ou cole a URL da página para a qual você quer direcionar seu usuário;
  4. Toque no botão de salvar.

Deslize para cima (swipe up)

Deslize para cima nada mais é do que um call to action que você pode inserir em seu Stories convidando o usuário a saber mais sobre aquela postagem.

Com essa funcionalidade, basta o seguidor “arrastar” a tela para cima que ele será direcionado para o link indicado por você. Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas para contas verificadas na plataforma.

8. Stories highlight

Com essa funcionalidade; você pode destacar stories que quer que fiquem em exibição em seu perfil para sempre. Boa ideia para divulgar conteúdos estruturais de sua página.

Para fixar uma história, selecione o vídeo ou foto que que você deseja destacar. Em seguida, toque em Destacar, no canto inferior direito da tela. Escreva um nome para a postagem em destaque e clique em Adicionar.

9. Faça lives

live é uma opção do Stories que permite você gravar ao vivo e receber perguntas de seus seguidores em tempo real.

Assim como suas outras atualizações, a live fica disponível para seus seguidores por 24 horas, contadas a partir da hora em que o conteúdo foi gravado.

A live é um recurso interessante para responder dúvidas de seus seguidores, fazer a apresentação de um produto, gravar tutoriais, entre outros conteúdos.

10. Acompanhe o engajamento de sua audiência a cada Stories publicado

Depois de ter tido todo esse trabalho para criar Stories, é preciso se certificar de que sua estratégia está trazendo resultados em engajamento.

Quem tem um perfil comercial no Instagram consegue extrair insights importantes para seu negócio seguindo o tutorial abaixo.

  1. Acesse seu perfil normalmente.
  2. No canto superior direito, toque no ícone semelhante a um gráfico.
  3. Nessa página, você terá uma visão geral de como as pessoas estão interagindo com seu perfil.
  4. Selecione publicações, histórias ou promoções específicas sobre as quais você gostaria de visualizar as informações.

Com essa funcionalidade é possível monitorar a quantidade de impressões, alcance das publicações e o número de visitas feitas a seu perfil semanalmente.

Você também pode ver quantas vezes, durante o dia, seus seguidores interagem com o perfil, o que ajudará a decidir os horários mais favoráveis para compartilhar conteúdo.

Visualizar informações de sua história

  1. Acesse a história;
  2. Deslize para cima em sua imagem ou vídeo;
  3. Clique em Visualizar informações sobre sua história;
  4. As histórias são classificadas em ordem cronológica e ficam disponíveis por até 14 dias após sua criação.

11. Invista em anúncios

O Instagram permite a inserção de anúncios na transição de Stories de um usuário para o outro.

Infelizmente, esse tipo de publicação não pode ser revista. Por isso, se quiser anunciar nesse intervalo, é importante criar conteúdos de grande impacto visual e que gerem uma identificação imediata com sua marca.

Nós temos um post aqui no blog ensinando como criar anúncios para Instagram, mas algumas dicas gerais são bem-vindas, como:

  • Use o mínimo de texto possível nas imagens;
  • Utilize elementos que gerem identificação imediata com sua empresa ou com o produto que você comercializa (cores, logomarca, etc.);
  • Use imagens de alta resolução. A proporção ideal é de 16:9 ou 1080 x 1920 pixels;
  • Utilize letras em cores contrastantes com o plano de fundo;
  • Vídeos de até 15 segundos, com resolução mínima de 720 p;
  • Lembre-se sempre que você tem apenas 5 segundos para chamar a atenção dos usuários, por isso, seja objetivo em sua mensagem.

Atualmente, o Instagram oferece 4 opções diferentes de objetivos para anúncios:

  • Visualizações;
  • Conversão;
  • Cliques;
  • Instalação de aplicativo.

Como o Instagram pertence ao Facebook, você pode criar os anúncios utilizando uma única ferramenta de anúncios.

Stories Ads Carrossel

O Instagram está testando uma nova funcionalidade que permite que empresas anunciem no Stories no formato de carrossel, com 3 fotos ou 3 vídeos consecutivos (Atualmente, só é possível vincular um Stories por vez).

Com a mudança, as marcas poderão usar os Stories Patrocinados em sequência e aplicar recursos de storytelling para deixar a comunicação mais fluída e com menos cara de anúncio. A duração das postagens, porém, permanece a mesma:15 segundos para vídeos e 5 segundos para fotos.

Por enquanto, a funcionalidade está restrita a 12 marcas selecionadas, como Netflix e Paramount. Apesar de não ter uma previsão de lançamento para todos os usuários da plataforma, esse é, certamente , um recurso para os anunciantes ficarem de olho.

Cuidados ao criar o conteúdo

Apesar de ser um formato com eficiência comprovada, é preciso ter alguns cuidados na hora de criar conteúdo para o Stories.

Enquadramento

Todo conteúdo criado para o Instagram deve ser pensado no formato vertical. Isso porque quanto menor for o respiro da parte superior e inferior da tela, maior a imersão do usuário naquele conteúdo.

instagram stories - imagem indicando os tamos dos vídeos nas telas

As dicas a seguir podem te ajudar a ser mais assertivo quando você for criar seu material.

Corte simples a partir do formato 19:9

Para manter suas fotos na vertical, você pode selecionar o elemento central de sua mensagem e recortá-lo, sem que isso comprometa a compreensão da mensagem.

instagram stories - imagem da metade do rosto de duas pessoas

campanha Skol Colors

instagram stories - imagem da metade do rosto de duas pessoas

Faça um novo enquadramento

A ideia aqui é usar a criatividade para fazer novas composições a partir de imagens horizontais. Você pode colocar uma imagem “em cima da outra”, lado a lado, entre outras opções.

instagram stories - imagem de latinhas de Skol

instagram stories - imagem de latinhas de Skol

Giro de 90º

Você pode fazer um giro de 90º na imagem para passar do formato horizontal para o vertical. Fique atento para ver se essa fórmula funciona para todos os conteúdos.

instagram stories - imagem de duas pessoas de costas

instagram stories - imagem de duas pessoas de costas

Repensar o storytelling

Sempre que mudamos o formato da apresentação, devemos mudar a forma de contar a história.

Tente criar conteúdos independentes para cada formato, mas sempre que precisar reutilizar um vídeo ou imagem que estava na horizontal, invista em uma narrativa diferente e que valorize o novo formato.

Pense na forma como as pessoas consomem seu conteúdo

De acordo com o Facebook, existem três tipos mais comuns de consumo de conteúdo. É importante pensar em quais deles seu público se enquadra, para ser assertivo em sua produção.

On-the-go

  • Visualização e consumo rápido (±70% dos usuários);
  • Vídeos curtos (máx. 15 seg);
  • Áudio desativado/legendas;
  • Consumo durante locomoção, muitas distrações, pouco tempo de interação e/ou atenção.

Lean Foward

  • Consumo um pouco mais interativo (±20% dos usuários);
  • Canvas/carrossel;
  • Áudio desativado/legendas;
  • Consumo durante momentos de espera (ponto de ônibus, consultório médico, tomando um café, etc.), momento para interação um pouco maior.

Lean Back (Desktop)

  • Consumo mais imersivo (±10% dos usuários);
  • Vídeos longos/canvas/lives;
  • Consumo mais imersivo, geralmente em momentos de descanso (lean back), maior possibilidade de interação e imersão no conteúdo.

Invista em Stories

Os vídeos serão responsáveis por até 75% de todo conteúdo mobile até 2020. Isso significa que você não pode descartar esse formato em sua divulgação online. O Stories é um recurso interessante pois permite que você crie conteúdo em vídeo e ainda interaja com sua audiência de uma só vez.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você começar a utilizar essa funcionalidade do Instagram a partir de agora para criar um relacionamento com seus seguidores e, até mesmo, fazer mais vendas.

 

*Este post foi escrito com a colaboração de Cadu Braga, designer da Hotmart. 

fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/instagram-stories/

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