BLOOOOOG

Como atrair as pessoas certas e reter talentos para garantir o sucesso do seu negócio

* Conheça nossa coletânea de artigos

Olá, tudo bem? São vários os desafios na hora de montar um negócio próprio, mas, talvez, um dos mais difíceis seja encontrar as pessoas certas para confiar e atribuir grandes responsabilidades. Será que competência e qualificação são tudo para a retenção de talentos? Quais devem ser os outros pontos importantes a serem analisados?

Hoje, daremos dicas valiosas sobre processos de contratação que poderão te ajudar a montar uma equipe eficiente, responsável e unida em nome de um objetivo comum.

Vamos lá?

O primeiro passo é esclarecer qual a cultura da sua empresa e quais sãos os valores, crenças e práticas da organização. A cultura determina as regras formais e informais que influenciam no comportamento das pessoas.

É muito importante que isso esteja claro para os empreendedores desde o início, pois é com uma cultura forte que vamos conseguir atrair as pessoas certas, que compartilham os valores da empresa e que irão levá-la rumo ao sucesso.

E como elaborar um código de cultura para promover a retenção de talentos?

Esse direcionamento deve vir dos fundadores, baseado no ideal definido para a empresa e do cenário que eles julgam ser adequado para ela.

Também é importante envolver pessoas que sejam referência em suas funções e maneiras de agir. Elas podem ser peças importantes para determinar o perfil da equipe.

Pergunte-se: do que não abro mão? Quais sãos as ações e os valores essenciais para atingir meus sonhos e objetivos? Que tipo de profissional quero ter no meu time?

Na Hotmart, desenvolvemos um Deck de Cultura, com base nos valores estabelecidos pelos fundadores, quando a empresa ainda era bem pequena. Atualmente, ele é o nosso norte para a atração e seleção de talentos. A cultura que construímos a partir dele é, sem dúvidas, um dos nossos ativos mais importantes.

Depois que a empresa tiver clareza sobre seus valores e crenças, ela deve construir formas para identificar esses fatores em seus candidatos. Um exemplo, na Hotmart, é a entrevista de cultura, aplicada em todos os nossos processos seletivos para avaliar o match cultural do candidato em questão.

No mercado, existem algumas ferramentas que podem auxiliá-lo nesse processo, como a PinPeople, que reproduz um mapeamento do “Jeito de Ser” dos seus usuários e explora o potencial do matching com as empresas, a fim de identificar pessoas que possuem maior chance de se tornar top performers.

Também é importante focar mais na capacidade do candidato de resolver problemas, do que no currículo em si, pois são esses profissionais que vão conseguir lidar com as mudanças no negócio. Para isso, construa e aplique desafios nos processos seletivos do trabalho. Dessa forma, você conseguirá captar muita informação.

E para desenvolver?

A primeira dica é: para formar um time de alta performance, construir uma cultura de feedbacks constantes é imprescindível. A empresa precisa pensar em processos de feedback que envolvam pares, líderes, liderados e clientes.

Na Hotmart, utilizamos uma plataforma chamada Qulture Rocks, que nos ajuda bastante nos processos internos.

Ações e práticas para a retenção de talentos e motivação de pessoas na hora de montar um negócio próprio

Aqui, trabalhamos com o conceito de RH centrado no talento. Nossos times são os nossos clientes e precisam ser constantemente encantados, do contrário, podem procurar outra empresa para trabalhar.

Os processos e práticas devem gerar valor para os que possuem alta performance e despertar esse mesmo desejo de alcançar a alta performance nos que ainda não a possuem. Nosso pensamento é que nossa equipe não merece nada menos que o melhor e os esforços para oferecer o que ela precisa não são medidos.

Por isso, fica a dica: proporcione desafios diários e acredite em seus talentos.

Nunca deixe que seus colaboradores se sintam entediados ou desmotivados e deixe claros os objetivos da empresa, além de explicar como cada área precisa trabalhar para atingi-los.

Não se esqueça, também, de promover a interação entre os times.

Formar vínculos e fortalecer laços de amizade, por meio de eventos e comemorações, é uma maneira simples de ter uma equipe unida, que trabalha em harmonia e que encontra felicidade em acordar todos os dias para ser parte de um time vencedor.

Espero que as nossas dicas possam ajudar você a montar um negócio próprio de sucesso e que ele se torne referência na conquista e na retenção de talentos! 🙂

 

Fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/retencao-de-talentos-sucesso-do-negocio/

Compartilhe também

11-9.9917.4671

Seg-Sex - 9:00 às 17:00h

su@novagencia.com.br

suporte online

SP - Grande ABC

Grande São Paulo e ABC

Copyright © 2018 Novagência, projetado por Novagência.