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Captação de clientes: como fazer as pessoas chegarem até você?

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7 dicas práticas para aplicar em seu negócio!

Com o avanço da internet, a captação de clientes se tornou um processo mais sofisticado. Bombardear as pessoas com anúncios publicitários já não é a forma mais eficiente para atrair novos consumidores.

Agora, fazer com que o cliente chegue até o produto por conta própria está no topo das prioridades.

Mas como fazer isso?

No meio dessas inovações para captar clientes está o inbound marketing. Descubra agora mesmo o que isso significa e como explorar essa técnica para a aquisição de clientes!

O que é inbound marketing?

No marketing tradicional, o objetivo é atrair clientes com a utilização massiva de campanhas publicitárias. Trata-se de uma técnica que visa “empurrar” os produtos para o cliente, sem qualquer segmentação e sem tentar compreender as necessidades do público.

Como era de se esperar, esse método não é mais tão eficaz, já que a maioria das pessoas apresenta um senso crítico forte em relação a algo que lhes é imposto. Além disso, essa técnica também gera um alto custo para o empreendedor.

No meio dessas mudanças, o inbound marketing surge como uma alternativa, oferecendo aos empreendedores uma nova maneira de fazer a captação de clientes.

Se, no marketing tradicional, é a empresa que procura o cliente, no inbound marketing, o processo é invertido: o cliente é quem procura pelos produtos.

Como isso  acontece?

Com a produção de conteúdo relevante, personalizado para a persona, é possível criar engajamento e fidelidade. Assim, a captação de clientes se torna muito mais fácil com a utilização de técnicas não invasivas, mais próximas das pessoas e que apelem para a atração e não para a venda de um produto logo no começo.

Porém, é preciso ter alguns cuidados ao traçar sua estratégia.

Especialistas em marketing digital indicam que 80% do conteúdo de uma empresa deve focar no topo do funil, que trata da captação e convencimento. E apenas 20% do conteúdo produzido deve focar na conversão e no encantamento, pois são materiais que pressupõem o conhecimento de seu produto.

A captação de clientes com o inbound marketing, além de funcionar, proporciona muitas vantagens para o empreendedor. Entre elas, estão a economia, a comunicação mais segmentada e assertiva, a maior fidelização de clientes e o grande alcance da marca.

A partir de agora, vamos te mostrar algumas técnicas que você pode aplicar.

Estratégias para atrair clientes

Separamos aqui as melhores estratégias de inbound marketing para atrair leads e transformá-los em clientes, de uma maneira fácil e nada invasiva.

1. Conheça bem sua persona

O primeiro passo para começar a aplicar as técnicas de captação de clientes é analisar bem sua persona. Delimitar as características de seu consumidor ideal é fundamental para produzir conteúdo personalizado que atenda às necessidades desse público.

Para conhecer bem sua persona, procure analisar como ela se comporta, quais são seus anseios e dores, usando ferramentas de web analytics e muita pesquisa.

A partir disso, é hora de pensar soluções para ajudar a resolver os problemas desse consumidor em potencial. Se sua marca for capaz de oferecer soluções sob medida, conseguirá grande sucesso não apenas na captação de clientes em potencial, mas principalmente em vendas.

2. Ofereça conteúdo de qualidade

Ter um espaço para divulgação e venda dos produtos é importante, mas é fundamental ter um canal para a divulgação de conteúdo relevante, e criar um blog é uma ótima maneira de conseguir isso.

Empreendedores que só focam em mostrar seu produto e sua marca conseguem menos impacto do que aqueles que focam em conteúdo de qualidade e que agregue valor à rotina de seus clientes.

As pessoas estão fugindo de empresas que fazem da publicidade uma forma de gerar spam. Elas buscam, cada vez mais, marcas que estejam interessadas em ouvir suas necessidades, oferecer soluções e estar sempre presentes, de forma não invasiva, em suas vidas.

O blog é um dos melhores espaços para a produção de conteúdo de qualidade. Ele representa a empresa e transmite autoridade para os leitores.

Manter o blog sempre atualizado, com artigos de qualidade, bem escritos e que de fato ofereçam soluções para os clientes é uma excelente técnica de inbound marketing.

(Veja também 4 sugestões para ganhar dinheiro com blog.)

3. Envie e-mails que não sejam invasivos

O processo de captação de clientes deve ser contínuo. Mesmo clientes que já realizaram uma compra, devem estar sempre na mira do empreendedor.

Uma forma de manter contato com o cliente é com o envio de e-mails. O e-mail marketing, quando realizado de forma correta, possibilita a fidelização de clientes, aumentando as chances de retorno.

O cuidado deve estar no formato do e-mail marketing. É aqui que muitos empreendedores escorregam e acabam tendo resultados negativos.

Ninguém gosta de receber e-mails não relacionados a seus interesses e que não foram solicitados. Então, não adianta inundar os clientes com e-mails repletos de publicidade, que só se preocupem em vender o peixe da empresa.

A dica básica é que, nesses envios, o cliente possa ter acesso a conteúdo de qualidade, com informações relevantes e personalizadas para seu perfil.

4. Dê dicas no YouTube

Para quem se pergunta como captar clientes, o YouTube aparece como uma boa ferramenta. Essa plataforma de distribuição de vídeos se tornou essencial para os negócios por possibilitar o alcance de um número ilimitado de clientes, além de ser o segundo buscador mais utilizado do mundo, atrás apenas do Google.

Vídeos com dicas representam a essência do marketing de atração: o foco não está na venda de um produto, mas sim em mostrar ao cliente que existem soluções para suas dores e problemas. Assim, ele se identifica com o conteúdo e, a partir disso, vai atrás da marca.

É muito mais fácil vender para um cliente que já sabe o que quer comprar e aonde comprar.

5. Interaja nas redes sociais

Que as redes sociais são ferramentas incríveis para alavancar as vendas, ninguém duvida. Mas muita gente explora esses espaços de forma incorreta.

Redes sociais como FacebookInstagram e Twitter devem funcionar como elo de ligação entre os clientes e a marca.

Divulgar o produto dentro desses canais é permitido, mas não em excesso. O foco deve estar na comunicação da empresa com os clientes, sondando suas dúvidas, problemas e dores, e fornecendo soluções práticas.

Mas tome cuidado, pois as redes sociais não podem se tornar uma FAQ, apenas com perguntas e respostas.

Por se tratar de espaços de descontração, os usuários querem encontrar mais estilo e personalidade nas postagens. Para explorar o máximo desses canais, é imprescindível produzir conteúdo relevante, mas que, ao mesmo tempo, seja mais informal, se isso for condizente com o perfil de sua persona.

Entre as várias vantagens oferecidas pelas redes sociais está a possibilidade de ler comentários, enviar mensagens e partilhar conteúdo de forma instantânea com os fãs e seguidores.

6. Crie materiais ricos

Ainda na linha de produção de conteúdo relevante, é importante que sua marca não se limite aos formatos tradicionais, como textos e vídeos. Produzir ebooks e infográficos pode colocar seu negócio em uma posição de destaque, ao criar autoridade sobre determinado assunto.

Uma boa dica é oferecer esses materiais ricos aos clientes de forma gratuita, mediante à execução de alguma ação simples, como o preenchimento de um formulário. Dessa forma, todo mundo sai ganhando.

Um ebook possibilita transmitir conteúdo aprofundado sobre determinado assunto. Ele entrega aos clientes um conjunto de informações relevantes, que podem ser consumidas, inclusive, em dispositivos móveis (em formato digital).

Os infográficos, por sua vez, apelam para o visual despertando, de forma instantânea, a atenção do cliente. Com a utilização de cores, imagens e gráficos, as informações são transmitidas de forma muito mais leve do que em artigos convencionais.

7. Ofereça promoções

Lembre-se de que, para vender bem, não é necessário usar linguagem de vendas sempre. Campanhas e estratégias invasivas não funcionam tanto na internet pois, agora, o consumidor tem mais opções de fornecedores para um mesmo serviço.

Uma estratégia para captação de clientes que funciona é oferecer promoções e inovações sempre que possível. Se sua marca for capaz de estar sempre presente, de forma amigável, na vida dos clientes, eles acabarão por adquirir seus produtos de forma livre.

As promoções geram grande engajamento com a marca, sendo uma das melhores formas de conquistar novos clientes, além de fidelizar os já existentes.

Mas não faça mais do mesmo! Procure sempre inovar e oferecer algo realmente interessante para os clientes.

Fique atento à iscas de engajamento como, por exemplo, marque três amigos aqui e ganhe 10% de desconto, pois esse tipo de conteúdo pode ser penalizado.

Invista um tempo para promover uma ação que inicie um diálogo real e incentive o engajamento de seus possíveis compradores.

Hora de colocar as dicas em prática

Essas são as principais estratégias de inbound marketing para a captação de clientes.

Com a utilização dessas técnicas e ferramentas, é possível captar mais clientes e, eventualmente, vender mais, gastando menos.

Apresentamos, aqui, algumas estratégias simples, mas que funcionam de forma completamente diferente do marketing tradicional, pois dão mais autonomia para o cliente. Começando com essas 7 dicas, será mais fácil para que você, depois, aplique outras técnicas complementares para atrair ainda mais pessoas para seu negócio.

fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/captacao-de-clientes/

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