Aff, pra que ter um blog? Conheça mitos, verdades e se vale a pena começar

Cada vez mais pessoas estão largando seus empregos tradicionais para trabalhar na internet. Mas é realmente possível viver de blog? Descubra a resposta neste post!

Sabemos que a maioria das pessoas conhece, segue nas redes sociais ou acessa o blog de influenciadores digitais e imagina como seria bom ter aquele estilo de vida. Nos deparamos com fotos surreais de viagens, vários produtos recebidos, looks impecáveis e milhares de seguidores que nos deixam com a sensação de que é uma vida perfeita, de pouco trabalho, rápida ascensão e muito retorno financeiro.

Podemos garantir que “nem tudo são flores”, mas criar um blog e ser bem-sucedido com ele é possível e pode ser, sim, uma ótima oportunidade para você. Assim como em todas as profissões e trabalhos, existem os prós e os contras, mas se viver de blog for realmente o que você quer, com foco, paciência e muito estudo temos certeza de que é possível alcançar excelentes resultados trabalhando com o que gosta.

Se você tem interesse em se tornar um blogueiro, mas ainda tem dúvidas sobre como viver de blog e se essa é realmente a escolha certa, veja o texto que preparamos com várias dicas para te ajudar.

Quais são as vantagens de trabalhar com um blog?

Trabalhar com suas paixões

Um dos pontos mais vantajosos de ser um blogueiro profissional é a possibilidade de trabalhar com o que gosta. Considerando a insatisfação crescente da sociedade com trabalhos maçantes, que não se conectam com sua realidade e não proporcionam prazer, investir em uma rotina com a qual você se identifique, que te desperte paixão, te dê ânimo para acordar todos os dias e ainda traga retorno financeiro é muito atraente, certo?

Você já deve ter percebido que existem blogs dos mais variados temas, como moda, culinária, política, engenharia, esportes, entre outros. O que une todos eles é o fato dos influenciadores terem escolhido uma temática com a qual possuem afinidade e, por isso, têm desejo de estudar, produzir conteúdo e, literalmente, “viver” aquele assunto 24 horas por dia.

Se você já escutou alguém que é apaixonado pelo que faz falando sobre o seu trabalho, sabe o quanto é inspirador ver uma pessoa com tanto entusiasmo. O blog se alimenta exatamente disso: dessa dedicação e disposição para saber e compartilhar sempre mais, o que torna o conselho “trabalhe com o que ama” um imperativo impossível de ignorar para quem almeja sucesso na área!

Organizar seu próprio tempo

Como blogueiro, você será autônomo e, portanto, o único responsável pela organização do seu trabalho. Sendo assim, poderá estruturar a sua agenda da forma como achar ideal, separando o melhor e mais produtivo horário para focar nas tarefas do blog.

Por exemplo, se no início do dia você pretende disponibilizar um tempo para se dedicar mais à família e organizar a casa com tranquilidade, nada te impede de trabalhar na sua página a partir do fim da manhã ou no turno da tarde. Lembramos, contudo, que, apesar da flexibilidade de horário, manter um blog profissional exige dedicação e, por isso, é essencial que você reserve um período significativo para trabalhar na produção do conteúdo.

Trabalhar onde achar melhor

A liberdade de poder trabalhar onde quiser também é um dos benefícios do empreendedorismo digital. Por não depender de espaço fixo, a manutenção do blog permite que você trabalhe em casa, viajando, em coworking, cafeterias, casa de amigos e parentes… Enfim, as possibilidades são muitas!

Você só precisa se organizar com antecedência para transportar o que for utilizar para pesquisar, fotografar, escrever, se conectar e compartilhar os conteúdos desejados.

Ajudar outras pessoas

Pense em quantos blogs você já acessou à procura de respostas. Seja para aprender uma nova receita, remover uma mancha de vinho da sua camisa nova, instalar eletrodomésticos ou decidir qual é a melhor roupa para usar naquele evento tão esperado, são tantas as páginas que acessamos para tirar dúvidas que fica até difícil contabilizar.

Agora imagine como você teria descoberto tantas coisas novas e resolvido tantos problemas se não fossem aquelas pessoas que se dedicaram a compartilhar o que sabem. Ao trabalhar com um blog, você também pode começar a ajudar os outros se empenhando em compartilhar conteúdo relevante e de qualidade.

Se tornar uma autoridade em seu nicho de mercado

A partir do momento em que você começa a publicar material para um nicho específico de mercado, atrair visibilidade e auxiliar o público em algum aspecto da sua vida, as pessoas começam a dar credibilidade para o que você diz.

Para ficar mais claro, pense no caso de uma blogueira que compartilha dicas de economia e tutoriais DIY para reparos domésticos. Em um certo momento, você precisou instalar uma tomada e não sabia o que fazer. Ao acessar os sites de busca, encontrou nesse blog um passo a passo bem detalhado e conseguiu instalar a tomada sozinho!

É bem capaz que, na próxima vez que precisar de alguma ajuda parecida, você se lembre daquele blog e, por ele ter te passado credibilidade, volte a acessá-lo em busca de respostas, correto?

Se vários usuários começam a ter essa confiança em um determinado influenciador digital, este passa a ser considerado uma autoridade daquele nicho, sendo respeitado pelo que fala, consultado por quem tem interesse no assunto e devidamente reconhecido, inclusive financeiramente.

Ganhar dinheiro de diferentes formas

Você sabia que não é apenas criando conteúdos que um blogueiro ganha dinheiro? Essa é outra vantagem de viver de blog: poder escolher variadas estratégias para gerar renda, o que traz dinamismo ao trabalho e muitas chances de aumentar o faturamento. A seguir, vamos te mostrar algumas opções às quais você pode recorrer quando criar seu blog profissional.

É realmente possível viver de blog?

Se ainda está com dúvidas, a nossa resposta é: sim, é possível ganhar dinheiro com um blog! Mas prepare-se para se dedicar bastante e tenha paciência. Os resultados podem ser surpreendentes, mas demandam tempo e investimento em conteúdos de alta qualidade. Por isso, não deixe para depois. Comece agora a construir seu blog!

Para te dar uma injeção de ânimo e inspiração, pesquise blogs que são referência no seu nicho de mercado e analise o conteúdo postado, os anúncios que são veiculados, a linguagem utilizada, as parcerias etc. Estes são alguns exemplos: Garotas EstúpidasViaje na ViagemBel Ornelas e Finanças Femininas.

Como fazer para ganhar dinheiro com um blog?

Recomende produtos como afiliado

Selecionar produtos do seu nicho de mercado para divulgar no seu blog é uma das estratégias indicadas. É importante que você escolha produtos que se relacionem com o conteúdo que você produz, possuam alto poder de vendas e possam agregar valor para os visitantes da sua página, sem poluir ou atrapalhar a experiência dos mesmos.

Ao se tornar um afiliado de determinado produto, você recebe um link específico para divulgá-lo entre sua audiência e recebe uma comissão a cada visitante da sua página que realizar uma compra. Se você possui um blog sobre estilo de vida saudável, que tal recomendar um curso online de zumba, por exemplo?

Venda ebooks relacionados ao seu nicho

Vamos supor que você está construindo um blog para abordar questões relacionadas a automóveis. Ao perceber que as publicações sobre carros antigos, por exemplo, são as que mais atraem visitantes e engajamento do público, você pode reunir informações relevantes sobre o assunto e criar um ebook para vender.

Se a sua audiência está dando credibilidade para o que você compartilha sobre esse tema, com certeza surgirão interessados em adquirir o seu produto digital para ter acesso a todo o material exclusivo que você disponibilizou.

Venda cursos online

Assim como os ebooks, criar cursos online para vender pode ser uma forma de gerar renda por meio do blog.

O importante é escolher um conteúdo relevante, específico, que atraia a atenção do seu público-alvo e seja útil para o nicho de mercado no qual você atua. Desta forma, você conquista alunos e obtém retorno financeiro.

Os cursos online são excelentes para quem quer ganhar dinheiro pela internet, porque possuem um baixo custo de produção e fazem parte de um modelo escalável de negócio. Ou seja, você cria o curso uma única vez e pode vendê-lo para milhares de pessoas, ao redor do mundo todo.

Venda tutoriais ou templates

Dependendo de qual for o nicho do seu blog, você pode criar planners, calendários, templates para sites e tutoriais com um design de alta qualidade e temas que atraiam os consumidores.

O interessante desse tipo de estratégia é que você produz e comercializa um material que, além de ajudar os clientes, estreita o seu relacionamento com eles e divulga a sua marca de maneira contínua, já que o uso desses produtos acontece por um período prolongado.

O uso de planners, por exemplo, é uma tendência que está sendo usada para auxiliar no planejamento e organização das mais diversas metas, sejam elas profissionais, financeiras, emocionais, educacionais ou relacionadas à saúde.

Divulgue seus serviços

O blog pode ser o canal ideal para você educar sua audiência e atrair consumidores para os serviços que oferece. Através do compartilhamento de conteúdo que demonstre que você tem conhecimento na área, é possível fazer o seu público-alvo perceber o quão vantajoso será adquirir o seu produto e, assim, se tornar seu cliente.

Estes serviços podem ser consultorias, coaching, aulas por Skype, entre outros. Como exemplo, temos o já mencionado Finanças Femininas no qual, além do compartilhamento de conteúdo, ocorre a divulgação dos serviços de consultoria, palestras, webinars e coaching realizados pela fundadora do blog, Carol Sandler. Veja um bato-papo que batemos com ela no FINIT:

Use a publicidade

A utilização do programa de publicidade Google Adsense possibilita a exibição de anúncios no seu blog profissional através de um cadastro simples, para o qual é necessário apenas ter uma conta de e-mail do Google, número de telefone, endereço postal e um site com conteúdo original.

A vantagem do Adsense é que o programa faz com que sejam exibidos somente anúncios focados nos interesses dos seus usuários, o que aumenta a probabilidade de atraírem atenção e serem clicados. Como é exatamente através dos cliques dos visitantes que você recebe, contar com uma ferramenta que já faz essa segmentação ajuda bastante.

Vire um digital influencer e recomende produtos de empresas

Quando o público começa a te reconhecer, dar credibilidade ao conteúdo que compartilha e te considerar uma autoridade em determinado segmento, a sua opinião passa a influenciar as pessoas e, assim, você se torna um influenciador digital.

Ao alcançar esse status, você pode usar essa capacidade de influenciar os usuários para recomendar produtos de empresas e arrecadar dinheiro através dessa publicidade. Só não se esqueça de priorizar marcas que se relacionam com o que você acredita e prega, tanto profissional quanto pessoalmente, para não passar uma imagem incoerente para a sua audiência.

Mitos e verdades sobre viver de blog

Considerando tudo o que já conversamos até agora, segue uma listinha de mitos e verdadespara desmistificar de vez as crenças que são divulgadas em torno do mundo dos blogs.

Mitos:

  • Você vai ganhar dinheiro rápido e sem muito esforço;
  • É um trabalho simples, que não precisa de muita dedicação;
  • Gerar renda com um blog profissional é questão de sorte;
  • Apenas blogueiras de moda conseguem ganhar dinheiro;
  • O mercado está saturado.

Verdades:

  • O investimento inicial em um blog é baixo;
  • Qualquer pessoa pode ganhar dinheiro com blog;
  • É necessário estudar constantemente para estar sempre atualizado;
  • Manter um blog profissional exige muita dedicação;
  • Com o conhecimento e as estratégias certas em mãos, você pode ter muito sucesso e realizar o sonho de viver de blog!

Como começar

Agora que você já sabe como viver de blog, está na hora começar!

Alguns cuidados são necessários para que seja o início de um investimento promissor, então preocupe-se em:

Para receber todas as novidades relacionadas ao mercado digital no seu e-mail, não deixe de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Artigos que podem te ajudar e fazer seu negócio crescer!

* Conheça nossa coletânea de artigos

11-9.9917.4671

Seg-Sex - 9:00 às 17:00h

su@novagencia.com.br

suporte online

SP - Grande ABC

Grande São Paulo e ABC

Copyright © 2018 Novagência, projetado por Novagência.

Fechar Menu