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3 canais para divulgar produtos sem ter um blog ou site

* Conheça nossa coletânea de artigos

Você tem um produto, mas não tem um blog? Descubra canais alternativos para divulgar sua oferta!

A internet gerou a possibilidade de gerar renda online, sem a necessidade de ter um emprego formal com horários, tarefas e muitas vezes, sem sequer sair de casa. Hoje, é possível obter lucratividade fazendo o seu próprio horário de trabalho em diversos segmentos de mercado.

Uma das maneiras de se ganhar dinheiro na internet é atuando como Afiliado em programas de venda de produtos digitais. O Afiliado é o profissional que divulga o produto de terceiros, em troca de uma comissão por cada venda realizada.

Essa é uma boa opção para quem deseja trabalhar no mercado digital, mas não está interessado em ter um produto próprio.

Apesar de não trabalharem no desenvolvimento do produto, os Afiliados são os responsáveis majoritários pela venda e, por isso, precisam utilizar seus canais na internet e sua influência para atrair possíveis compradores para o produto, e ser persuasivos o suficiente para mostrar que aquela solução é ideal para o problema que a audiência enfrenta.

Um dos principais canais utilizados por esses profissionais para essa finalidade, tem sido o blog, mas existem outras formas de educar o público e é sobre elas que falaremos no post de hoje.

É claro que ainda recomendamos que você mantenha um blog atualizado caso queira trabalhar como Afiliado, pois trata-se de um canal fundamental para a construção de sua autoridade, mas o que vamos fazer aqui é mostrar outros meios que exercem influência semelhante em seus seguidores e que podem ajudar a multiplicar suas comissões.

1. Redes Sociais: grande audiência, muitas vendas!

Youtube, Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram, independentemente de sua rede social preferida, elas são excelentes vitrines para divulgar um produto em potencial. Aproveite-se disso para gerar mais conversões e aumentar seus lucros.

O primeiro passo é escolher os produtos mais adequados para divulgar. Essa escolha deve estar alinhado ao tema que você aborda em seus canais, para não confundir  as pessoas que te acompanham. Uma pessoa que vende um estilo de vida saudável tende a escolher produtos sobre emagrecimento, culinária natural e exercícios físicos, por exemplo.

Essa coerência é fundamental, caso contrário as pessoas sentem que você está “empurrando” um produto, e não indicando algo em que genuinamente acredita, e que pode trazer resultados para elas.

Em seguida, você deve identificar quais as necessidades mais latentes de seu público sobre as quais aquele produto pode atuar. É possível fazer isso  analisando os comentários em seus canais e, principalmente, os perfis de seus usuários. Mas não se preocupe, pois ferramentas como o Google Analytics podem te dar dicas importantes nesse sentido, ao mostrar que tipo de busca os usuários fazem para chegar até sua página.

Também é interessante acompanhar as discussões em sua página e em fóruns relacionados ao tema que você aborda, para descobrir o momento ideal para divulgar um produto.

Agora que você já escolheu um produto, e já sabe com “quem” quer falar, é fundamental escolher as redes sociais que concentram a maior quantidade de potenciais clientes para poder otimizar seus esforços de divulgação e entregar mais valor para sua audiência.

Pense da seguinte forma, se seus usuários não utilizam o twitter para se informar, talvez este canal não seja o mais indicado para sua atuação. Não faz sentido ter uma estratégia que contempla múltiplos canais e investir na criação de conteúdo, se as pessoas não engajarem com aquele conteúdo e se sentirem motivadas a realizar uma ação.

Maneiras de divulgar um produto nas redes sociais

Para divulgar um produto você precisará primeiramente ter um link de Afiliado. É ele que permite identificar o responsável por aquela venda e processar as comissões corretamente. Na Hotmart esse link é conhecido como Hotlink e é gerado automaticamente no momento que você se afilia ao produto.

Por meio do link do infoproduto escolhido, disponibilizado na plataforma mediadora entre produtor e afiliado, você pode divulgar os produtos digitais escolhidos para toda a sua rede de contatos.

Para isso, desenvolva reviews sobre o material e associe-o às possíveis necessidades de sua rede de relacionamento.

Ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads também podem ser usadas para aumentar sua vendas como Afiliado. Nestas plataformas, é preciso considerar o custo de aquisição de cada cliente, a conversão de vendas e o valor da comissão para que se tenha certeza de que o retorno sobre o investimento viabiliza a ação.

Também é importante observar as regras de anúncio de cada rede para não ser penalizado. Geralmente, não são aprovados anúncios com páginas de destino que utiliza linguagem imprópria, produtos considerados nocivos ou que de alguma forma incitam a violência. Veja os principais motivos para sua página ser penalizada no Facebook.

Saiba mais:

>> Aprenda a anunciar no Facebook

>> Como divulgar Hotlinks em campanhas do Adwords

SEO para atrair visibilidade

O SEO (Search Engine Optimization/Otimização para mecanismos de buscas) é um conjunto de técnicas que visam melhorar a experiência do usuário em sua página e, consequentemente, melhorar seus rankings nos pricnipais motores de busca.

Essas técnicas não se aplicam apenas às páginas de texto, como também podem ser utilizadas para atrair visibilidade para seu canal no YouTube, que pode ser usado na divulgação de seus produtos.

Se você trabalha como influenciador digital e está interessado em divulgar produtos para sua base, criar conteúdos otimizado para uma palavra-chave e ter thumbnails criativas podem representar um aumento significativo em seus acessos.

Com mais de 1 bilhão de usuários, o YouTube é hoje o segundo maior buscador online, ficando atrás apenas do Google. Ou seja, estamos falando de uma rede com grande potencial para geração de negócios, desde que você saiba usá-la corretamente.

Confira dicas de otimização para aplicar em seu canal, agora!

Conteúdo valioso

As redes sociais também permitem que você participe de grupos ou listas específicas, de assuntos diversos.

Se você souber segmentar estes contatos de acordo com o perfil do conteúdo anunciado, terá grandes chances de efetuar mais vendas. A estratégia, nesses casos, é similar à divulgação em seu perfil pessoal: tirar proveito do conteúdo criando comentários ou reviews interessantes sobre seu produto.

Ter um canal profissional nestas redes, como uma Fanpage no Facebook, por exemplo, aumenta as possibilidades de conversão.

Nestes canais você pode desenvolver uma estratégia de crescimento de audiência – para obter uma base mais consistente ao fomento das vendas – ao estabelecer sua autoridade em determinado nicho de trabalho.

Você pode, por exemplo, criar uma Fanpage sobre dicas rápidas sobre finanças pessoais e, em meio ao conteúdo, divulgar os links de venda dos produtos com os reviews ou instruções de como o material pode ser útil a esta audiência.

2. Fóruns de discussão: em busca de informações que constam no material que você divulga

Os fóruns de discussão na web abordam assuntos diversos. As vantagens deste canal é que ele é altamente segmentado, além de envolverem pessoas em busca de informações e respostas que estão nos produtos digitais aos quais você é um Afiliado.

Com estratégia similar a das redes sociais, você pode utilizar este canal para indicar a compra destes infoprodutos para esclarecer uma infinidade de dúvidas da audiência. Para isso, certifique-se quanto a qualidade das informações que constam no produto escolhido para divulgação.

Pesquise em fóruns online ou até mesmo em sites de reclamação, para encontrar as demandas de sua audiência que  estão sendo negligenciadas por Produtores e marcas. Essas são as dores sobre as quais você deve agir, entregando conteúdo de qualidade e solucionando problemas, antes de propor a compra.

Se você entregar valor para seu cliente em potencial sem pedir nada em troca, ativa o gatilho mental da reciprocidade, que faz com que este usuário esteja mais atento quando você introduzir a oferta.

Esse processo nem sempre é tão rápido quanto simplesmente copiar e colar um link de Afiliado, mas gera resultados mais sustentáveis para seu negócio, pois você está criando um cliente muito mais educado sobre a solução que está anunciando.

3. E-mail marketing: comunicação direta para ampliar as vendas

Antes mesmo das redes sociais, o e-mail marketing já era uma ferramenta utilizada por empreendedores para manter um relacionamento com sua audiência. Ainda hoje, ele é uma ferramenta bastante eficaz para entregar conteúdo de maneira assertiva, principalmente porque ele não possui tantos filtros e restrições para entregar seu conteúdo organicamente.

A partir do momento que o usuário preenche um formulário e te autoriza a entrar em contato com ele, você passa a ter um canal de comunicação direto para apresentar sua oferta e avançar este usuário por todas as etapas de seu funil de vendas, até que ele sinta segurança para fazer a compra.

Para isso, você pode oferecer conteúdos alternativos que fomentem o cadastro em uma landing page, que pode ser inserida em uma aba de sua Fanpage no Facebook, por exemplo, já que você não possui um blog ou um site para tal.

Em uma estratégia de e-mail marketing, tão importante quanto o conteúdo que você envia, é enviá-lo para as pessoas certas. Por isso, antes de pensar na mensagem, você precisa criar fluxos de nutrição específicos para cada estágio que o lead se encontra: conhecimento, consideração, decisão.

Apenas por meio dessa segmentação, será possível entregar um conteúdo alinhado às expectativas de seu público e fazer a oferta para aqueles usuários que já estão preparados para comprar seu produto.

Vale ressaltar, novamente, que o retorno financeiro não será imediato, mas tem chances maiores de ser recorrente, uma vez que você está se preocupando em entregar algo de valor para sua base.

Leia também: Guia do E-mail marketing

E você, usa algum outro canal para potencializar as vendas mesmo sem ter um blog ou site? Aproveite para ler nosso post com 5 dicas para promover seu produto digital.

 

Fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/3-canais-para-vender-produtos-digitais-sem-ter-um-blog-ou-site/

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